A Avon, muito conhecida pelos seus produtos cosméticos, por muito tempo a empresa dominou outro mercado. No início da década de 2010, a Avon via estourar as vendas porta a porta e controlava parte significativa do mercado editorial, numa época onde os livros registravam baixas de preços seguidas e vendiam mais do que nunca. Ainda por volta de 2016, a divisão de livros vinha perdendo mercado, mas ainda performava muito bem.
Entretanto, com a chegada da Amazon em 2017 e o avanço do setor de ebooks e de vendas pela internet, a venda de livros físicos foi reduzindo, principalmente na comercialização por catálogos. A participação de mercado foi reduzindo ao longo dos últimos 5 anos e agora a Avon anunciou que encerrará completamente a venda de livros.
A notícia vem num momento já complicado para o mercado editorial que passa por grave crise, com fechamento de diversas editoras e livrarias além de, mais recentemente, o anúncio de uma possível nova tributação sobre livros. A Avon garantiu que finalizará da melhor forma todos os contratos, mas os editores estão preocupados de qualquer forma.
A notícia acaba sendo bem triste pois a Avon era uma das últimas fontes de livros a preços mais baratos no Brasil, com edições com tamanho reduzido e capa em papel. Livros como A Batalha do Apocalipse e Marley e eu venderam milhões de exemplares através do catálogos.