close
Resenhas

Livro da Semana: O Sonho de Clara

Como o próprio autor fala logo ao início do livro: “a ficção serve para tudo, inclusive para descrever sonhos e esperança”. O Sonho de Clara se passa em um Brasil fictício no século 21 e narra os acontecimentos no país durante a reestruturação social após a queda de um regime estabelecido por golpe político, com todos os sonhos e esperanças dos personagens para o novo momento. O autor, Alexandre Santos, é recifense e apresentou o livro na última Bienal de Pernambuco em 2021.

Confiram a sinopse completa:

O Brasil dos nossos sonhos. Escrito na perspectiva de Rafael Hitlodeu, quando descreveu ‘Utopia’, de Thomas More, ‘O sonho de Clara’ é contextualizado no cenário possibilitado pela destituição das forças golpistas, retomada da normalidade política e crescimento econômico impulsionado pela Solieska. Podendo sempre recorrer às alegorias e, em último caso, lançar mão da liberdade poética salvadora, a ficção serve para tudo, inclusive para descrever sonhos e esperança, como fizeram Platão, em ‘A República’, Tommaso Canpanella, em ‘A Cidade do Sol’, B. F. Skinner, em ‘Walden 2’, e Thomas Morus, em ‘Utopia’.

A trama se desenvolve como um continuação a outra série do autor, Baltimore, mas pode ser lido separadamente. O livro está disponível na Amazon por R$8,73 ou através da assinatura do Kindle Unlimited.

Tags : distopialiteratura nacionallivroslivros digi
victorogerio

The author victorogerio

Editor do Super Literário e Editor do Super Cast