close

Terra de Paixões foi o livro que eu usei recentemente para sair de uma ressaca literária. Sabe como é? Pandemia, isolamento social… um grande bloqueio com leituras é algo até bem natural. Voltei recentemente com esse romance (que eu já havia começado há algum tempo, mas acabei ficando bem ruim com as leituras em geral) e foi uma ótima forma de voltar às páginas.

Você acha que a capa lembra um pouco aqueles romances de banca? Pois bem, é intencional. Terra de Paixões mistura um pouco de erótico (veja bem, sensual, não hot. Tem muita sensualidade, mas não é explícito), com romance de banca, amores ideais e protagonizado por dois homens! Sim, é um romance gay.

Começamos conhecendo Enrico, um jovem que está num badalado reality show de moda sob o pseudônimo de Lorenzo Dalledone. Ele é herdeiro de uma família de grandes posses no ramo metalúrgico, mas devido há vários acontecimentos está afastado do pai, Salvatore, e não deseja utilizar a fama da família para seguir sua carreira na moda. Muito tempo atrás uma cartomante previu que Enrico um dia encontraria seu grande, mas num momento em que estaria muito fraco e em perigo. Mais a frente conhecemos também Bernardo, um jovem cowboy que há muito tempo foi prometido em casamento à Catiana, filha do dono da propriedade vizinha de onde sempre morou. A união garantiria o controle total daquelas terras e, apesar Bernardo sempre tê-la amado, nunca foi exatamente de um jeito romântico.

Devido a um trágico acidente e várias reviravoltas, Enrico e Bernardo acabam se conhecendo e criando um laço que nenhum dos dois havia sentido antes. Só que para viver esse amor eles vão precisar ultrapassar várias barreiras e perigos.

O autor do livro, Saulo Sisnando, também dramaturgo, roteirista e ator e você consegue enxergar essas nuances se desenvolvendo no texto do livro. Terra de Paixões é acima de tudo um romance, mas tem muito de drama (as 5 últimas páginas são quase um thriller) e alguns toques de comédia. Quem ler, vai ser entregue a diversos tipos de emoções a medida que a história vai se desenvolvendo.

Os personagens são muito bons. Tanto os protagonistas quanto os coadjuvantes conseguem receber grandes nuances, as vezes em pouquíssimas frases. No final, alias (não se preocupe, não é spoiler) cheguei no nível de pegar ranço de um personagem, como há muito eu não pegava. Outro exemplo é a mãe de Bernardo, Bárbara, um personagem que aparece e em poucas páginas já cativa. No fluxo da leitura você consegue rapidamente compreender tudo que se passa com ela.

A única coisa que acabou me incomodando um pouco é que talvez tenha sobrado muitas pontas soltas para serem resolvidas nos dois últimos capítulos. Uma chatice minha eu sei, porque é um livro onde o foco é o romance.

Em resumo, romance gay de primeira, com garantia de fortes emoções e com grandes personagens!

SINOPSE OFICIAL

Dois homens comuns, duas vidas completamente distintas, uma única e avassaladora paixão. Enrico é um rapaz da cidade com um futuro promissor no mundo da moda. Bernardo é um jovem cowboy aprisionado a uma promessa da adolescência. Quis o destino, entretanto, que um trágico acidente conectasse a vida destes dois seres sozinhos. Inspirado no universo dos livros de banca, o premiado escritor Saulo Sisnando nos presenteia com uma história apaixonada e rasgadamente romântica, cheia de intrigas, perseguições, paixões à primeira vista, amores proibidos e beijos ao pôr-do-sol. Neste universo açucarado e novelesco, tudo é possível e qualquer reviravolta será permitida desde que o autor termine essa história com um belo “…e viveram felizes para sempre”.

Quer saber mais sobre o autor? Ano passado nos tivemos uma entrevista com ele no podcast!

Tags : dramalgbtqia+literatura nacionalliteratura paraenseresenharomancesaulo sisnando
victorogerio

The author victorogerio

Editor do Super Literário e Editor do Super Cast