close

Queria ler algo que misturasse games, fantasia e uma pitada de ficção científica? Esse é o livro da vez! Heróis de Novigrath foi lançado em 2018. Li na época e terminei na véspera da sessão de autógrafos com a Roberta. Relendo em 2022 o livro envelheceu perfeitamente, como um bom vinho!

Eu sou gamer, então de cara, ver um livro misturando fantasia, e-sports e os MOBA’s (Multiplayer Online Battle Arena, games como League of Legends e DOTA) que estavam um pouco mais em voga na época do lançamento, já me animou bastante. Sou fã também dos livros da Roberta. Desde lá atrás li Contos de Meigan: A Fúria dos Cartagos, li A Torre Acima do Véu e também já parei pra procurar todos os contos dela disponíveis na Amazon e em coletâneas. Estava formado o cenário para um ótimo livro.

No trama conhecemos Heróis de Novigrath, uma febre mundial dos e-sports que arrebata multidões, tanto para jogar quando para assistir os campeonatos. O que ninguém sabe (e o personagem em destaque, Pedro, está para descobrir) é que toda essa paixão e, de certa forma, até fanatismo, está alimentando o universo do game fazendo-o se tornar cada vez mais real (numa coisa meio Deuses Americanos).

Somos apresentados, a seis personagens principais, cada um com sua história, desenvolvimento e interligação com a trama principal, existindo inicialmente um destaque para Pedro: jogador que fracassou na carreira e hoje ele vive de bicos e de algumas lives. Até que ele recebe a visita de Yeng Xiao, seu personagem preferido do game que lhe explica que Novigrath e o mundo real estão se interligando graças a paixão pelo jogo, e que vê em Pedro seu representante para defender o clã dos Defensores de Lumnia (uma das facções do game). Pedro agora deve juntar sua equipe e lutar para defender o mundo real e seu clã.

A primeira coisa que você deve saber sobre o texto é: por mais que você desconheça completamente sobre o universo de vídeo games, o livro vai funcionar da mesma forma. Uma coisa que a Roberta soube fazer muito bem foi situar o leitor no universo que ela está apresentando. Logo no início ela gasta (ou investe?) algumas páginas para demonstrar exatamente como funciona o game, apresentar os heróis e as dinâmicas. Pra quem já é mais familiarizado com e-sports a descrição pode soar um tanto estranha, mas ela é foco apenas no começo do livro.

Destaque para os personagens: apresentar e desenvolver 6 heróis diferentes e diversos em pouco menos de 300 páginas não era um trabalho fácil e a autora faz com maestria. Melhor ainda é o próprio Pedro que funciona quase como o Nick Fury da vez juntando seus próprios vingadores. Aliás, como o livro se passa no Brasil, também é natural uma boa diversidade de personagens: o livro tem grande representatividade entre variadas etnias, orientações sexuais e gêneros e isso funciona em alguma partes como motor da trama.

Se for para criticar algo, talvez seja a progressão dos primeiros capítulos. O início é mais lento, mas nada que prejudique a obra, até porque a Roberta tem um estilo de repentinamente fazer a trama sair da primeira para a quinta marcha. Então se você começar a leitura e achar devagar, aproveite e respire… é possível que na próxima página tudo esteja virado de cabeça para baixo.

Em resumo, o livro é uma fantasia urbana, focada em games que promete ótimos personagens, representatividade e grandes viradas de trama. É um ótimo exemplar do gênero e com certeza tem que estar na prateleira de qualquer fã do gênero de fantasia.

SINOPSE OFICIAL

Heróis de Novigrath é mais do que um jogo de computador. É um esporte. Uma paixão mundial que atrai milhões de torcedores fanáticos para estádios, banca equipes famosas e leva seus jogadores do chão ao topo — e vice-versa. Pedro sabe bem como uma carreira pode desabar de uma hora para a outra. Heróis de Novigrath ainda é seu grande amor, mas seus dias de glória terminaram.
Ou é o que ele pensa, até receber a visita de Yeng Xiao — seu herói favorito do game. Quando o guerreiro se materializa em sua casa, Pedro acha que perdeu o juízo, mas a verdade é que HdN é mais real do que ele poderia imaginar. Ao redor do mundo, jogadores alimentam o game com sua paixão e, sem saber, com sua energia vital. Agora, os monstros da terra de Novigrath estão a um passo de invadir o nosso mundo, e os Defensores de Lumnia precisam de um time que possa restaurar a força do lado dos heróis.
Pedro já deixou que sua ambição o derrubasse uma vez, mas Xiao tem certeza de que ele é a pessoa certa para montar o novo time. Por todo o país, cinco jovens mal imaginam a missão que os aguarda. Heróis de Novigrath é muito mais do que um jogo — é o futuro de todos eles.

Quer saber mais sobre a autora? Já a entrevistamos no podcast!

Tags : fantasiagamesliteraturaliteratura nacionalliteratura paraenselivrosresenharoberta spindlersuma
victorogerio

The author victorogerio

Editor do Super Literário e Editor do Super Cast