close
FilmesResenhasSem categoria

[Maratona Oscar] – Resenha – Os Fabelmans

Spielberg volta novamente às telas para contar uma história mais que pessoal. Os Fabelmans é praticamente a autobiografia do renomado diretor com algumas licenças poéticas que, ao mesmo tempo, conversa muito sobre as origens do cinema.

Apaixonado por filmes desde a primeira vez em que foi ao cinema, o jovem Sammy Fabelman decide produzir seus próprios em casa e com amigos. Mas tomar a grande decisão de dedicar a sua vida à sétima arte não será simples, quando confrontada por seus familiares e por vários reveses.

Os Fabelmans é a declaração de amor de Spielberg ao cinema, ao mesmo tempo que deixa bem claro tudo que é preciso sacrificar para correr atrás do universo da sétima arte. Somando uma autobiografia com uma grande metalinguagem sobre as origens do cinema americano, o filme emociona e traz ao espectador algumas reflexões profundas sobre a difícil vida por trás da produção artística.

A trama é desenvolvida seguindo a família que dá nome a história, com foco no único filho homem, Sammy, que se apaixona pelo cinema depois que seus pais o levam para assistir a O Maior Espetáculo da Terra. A paixão, no entanto se torna um conflito entre o pai e a mãe. Burt (Paul Dano) sempre é a voz que tenta impedir o filho de voar muito alto e quer que ele se dedique a outras coisas. Mitzi (Michelle Williams) dá força a se dedicar à arte e também é quem o presenteia com sua primeira câmera. Esse conflito aliás é o que acaba conduzindo o roteiro em alguns momentos.

Através dos anos e do crescimento de Sammy, a obra discute sobre como o diretor e o artista por trás de cada produção consegue enxergar coisas que ninguém mais vê. Toda a família, amigos e até inimigos (em dado momento o garoto passa a sofrer bullying na escola) são impactados de alguma forma pelo olhar artístico e a produção que ele desenvolve. Mas há também o revés e a análise sobre como um artista pode acabar as vezes tão apaixonado pela sua obra que esquece de seus afetos e amores.

Spielberg consegue muito bem desenvolver duas tramas em paralelo, entre a família Fabelman e como o cinema foi evoluindo a longo dos anos em que a história se passa. Talvez o único problema do filme envolva uma certa lentidão no terceiro ato, justamente quando Sammy acaba se decepcionado e para de produzir seus filmes. O filme tem 2h e 31 min que talvez sejam demais. Talvez uma encurtada em alguns detalhes pudesse dinamizar a obra. Em especial porque, como vários acontecimentos são tirados da vida do próprio Spielberg, o roteiro ganhou uma certa aleatoriedade (a vida é aleatória, um roteiro de filme em geral não deve ser) que causa certa estranheza em alguns trechos.

Mas, sem dúvida, é um filme que todo o amante do cinema deve consumir. Os Fabelmans é a declaração de amor e ódio de Spielberg à sétima arte.

Os Fabelmans não está disponível no catálogo de nenhum streaming, mas pode ser alugado nas lojas on demand. O filme foi indicado a 7 Oscars incluindo Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor atriz.

Tags : filmesoscaroscar 2023
victorogerio

The author victorogerio

Editor do Super Literário e Editor do Super Cast