close
FilmesResenhas

[Maratona Oscar] – Resenha – Assassinos da Lua das Flores

Scorcese desenvolve um western as avessas pra provar que tramas de máfia cabem em qualquer lugar!

No início do século 20 Oklahoma é um território indígena onde a nação Osage prospera através da descoberta de diversos pontos de extração de petróleo. Insatisfeitos com o domínio e enriquecimento do povo originário, rancheiros da região cobiçam o controle para si e dão origem a uma série de assassinatos de vários Osage donos de terras. A investigação no entanto, não será simples.

Assassinos da Lua das Flores é um relato real baseado numa história protagonizada por um povo originário dos EUA. No entanto, Scorcese entende muito bem seu lugar nessa trama e sabe que jamais seria completamente competente em narrar essa história do ponto vida dos oprimidos e opta por deixar as câmera assistirem a situação toda do ponto de vista de Ernest Burkhart, sobrinho de um dos rancheiros da área (Robert de Niro) que retorna da guerra e se casa com Molly (Lilly Gladstone) uma das donas de terras petrolíferas.

Ernest está no meio dessa guerra. Ele claramente nutre algum amor por sua esposa, mas também é alguém que já muito desumanizado na guerra e ainda tem grande ligação com seu tio. A medida que os assassinatos vão crescendo, Ernest vai sendo cada vez mais envolvido na guerra e a atuação de Leonardo Di Caprio é bem afinada com o conflito que o personagem vive.

Scorcese está mais afinado do que nunca. O filme tem cinematografia clássica de um western (o cenário ajuda bastante, aliás). Mas o diretor não abandona o clássico que o levou ao sucesso e deixa aqui e ali pitadas de máfia. O clima poeirento acaba criando um western bem disruptivo que foge dos clássico e pode se tornar, (por que não?) um novo clássico. A grande questão aqui é o tempo: a trama instigante não é suficiente para impedir que as quase 3 horas e meia de filme não se tornem cansativas em nenhum momento.

No final, Assassinos da Lua das Flores mostra que o Scorcese segue mais afinado que nunca na direção, mas a edição mesmo deixa um pouco a desejar.

Assassinos da Lua das Flores está disponível no Apple TV + e foi indicado a 9 Oscars incluindo Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Direção e Melhor Ator Coadjuvante.

Tags : apple tvfilmesmelhor filmeoscar 2024
victorogerio

The author victorogerio

Editor do Super Literário e Editor do Super Cast