close
LivrosResenhas

[Livros Arrombados] Resenha – A Biblioteca da Meia Noite

Auto Ajuda está muito longe de ser o gênero mais bem avaliado da literatura, mas existem livros com tramas de razoável pra bom mesclando o gênero com outros como A Cabana, A Travessia e O Alquimista. Bem… não é o caso de A Biblioteca da Meia Noite. Alerta de gatilho: depressão e suicídio.

Adorado pelo TikTok e envolvido em recentes polêmicas após uma crítica muito contundente do influencer Felipe Neto, A Biblioteca da Meia Noite traz aquele gênero de ficção com fundo bem pesado em auto ajuda. Matt Haig, aliás escreveu diversos livros de auto ajuda de não ficção até que finalmente resolveu se aventurar no “fantástico” (entre aspas, porque em dado momento ele realmente tenta transformar em ficção científica).

A trama nos leva para a mente de Nora Seed, uma mulher de 35 anos multitalentosa, mas que conseguiu realizar muito pouco (pelo seu próprio ponto de vista). Solteira, com uma vida familiar um tanto turbulenta Nora no mesmo dia perde seu emprego e seu gato, vítima de um atropelamento. Deprimida, ela resolve por um ponto final em tudo. No entanto, ela vai para na Biblioteca da Meia Noite: um lugar especial, gerido por uma pessoa de seu passado onde cada livro é uma abertura para uma vida alternativa, alterada de acordo com suas decisões. Viajando por diversas vidas, ela vira de uma pacata dona de casa, a uma grande nadadora recordista olímpica, até uma das maiores rockstars do mundo, mas, será que o que falta em sua vida, tem realmente a ver com suas decisões?

Quando você fica muito tempo num lugar, esquece como o mundo é grande e vasto. Não tem noção da extensão de suas longitudes e latitudes. Assim como, supôs ela, é difícil ter noção da vastidão dentro de qualquer pessoa.

A ideia não é nova: quantos filmes já não vimos sobre vidas alternativas ou até o clássico dos Fantasmas dos Natais passado, presente e futuro? Alterar o tempo e ver o resultado de outras decisões é tema inclusive de um ótimo filme com um grande viés de auto ajuda: Questão de Tempo. O que exatamente existe em A Biblioteca da Meia noite que despertou tanta paixão (e tanta fúria quando o livro foi criticado)?

E se A Biblioteca da Meia Noite fosse um filme e fosse bom?

Pra começar, vale destacar aqui que concordo em partes com o que o Felipe Neto disse sobre o livro. Obviamente aqui não julgamos leitores como ele fez. Se você gostou, ótimo, você está melhor que eu que gastei tempo lendo e odiei. Por outro lado “uma tragédia de literatura” e “um livro de autoajuda dos mais vagabundos” define bem o sentimento sobre depois que a leitura acaba.

A Biblioteca da Meia Noite tem problemas graves tanto do ponto literário, quanto do conceito. A trama em si é previsível, gasta tempo demais na parte de auto ajuda queimando parágrafos preciosos em frases motivacionais que simplesmente não encaixam nos diálogos. Você não consegue se convencer de que as histórias alternativas vividas por Nora realmente encaixam com as frases coach que surgem aleatoriamente nas bocas dos personagens. Os capítulos acabam ficando super arrastados, forçados e cansativos. Diálogos artificiais trazem um ponto a mais de tortura na leitura.

A única personagem cativante e bem desenvolvida de fato é a própria Nora. As pessoas que vem e vão na vida dela e até a bibliotecária que a atende quanto volta de uma das vidas estão ali só pra soltar frases de efeito. Só que o próprio bom desenvolvimento da protagonista se volta contra o livro quando analisamos o conceito. Nora está em depressão e isso é afirmado literalmente, além de deixar a mostra vários sintomas claros. Ela chega ao limite de tentar suicídio. A forma como isso é tratado é terrível. Se Nora tivesse sofrido um acidente e entrado em coma para chegar até a biblioteca, a trama até teria algum sentido e ganharia um aspecto completamente diferente.

Uma pessoa é como uma cidade. Não se pode deixar que algumas áreas menos aprazíveis provoquem uma repulsa generalizada pelo todo. Pode ser que haja algumas partes das quais você não goste, umas ruas e uns bairros perigosos, mas as coisas boas fazem o todo valer a pena.

Ter um protagonista em depressão que chega a tentar suicídio pede uma responsabilidade do autor em tratar o tema que foi completamente esquecida aqui. Matt Haig usa a doença como se fosse algo tratável com pensamento positivo e frases motivacionais como da citação acima. Você está em depressão? Vai no médico e toma remédio? Não! Escuta essa meia hora de frase de efeito aqui que você vai melhorar. O final mais óbvio possível acontece (spoilers a frente) e Nora percebe que não precisa de nenhuma das vidas que leu na Biblioteca e só precisa ser “mais positiva, não tentar seguir as expectativas de outras pessoas e seguir suas próprias vontade” e finalmente volta para sua vida original, onde sobrevive por pouco e pede ajuda para ir ao hospital.

É isso… Só isso…

Tipo… você tentou se matar e depois não tem uma recomendação de consultar um psicólogo, psiquiatra, tomar remédio… Nora chega a ser consultada por uma psiquiatra no final do livro quando ainda internada, mas que se limita a perguntar se ela já tinha tentado suicídio antes. Aliás, isso deve ser coisa de estadunidense mesmo. “Sobreviveu? Que se dane psicólogo, você não vai ter dinheiro mesmo pra consultar!”. Viva o SUS!

A desobediência é o verdadeiro fundamento da liberdade. Os obedientes serão escravos.

Por tudo isso descrito, A Biblioteca da Meia Noite é um livro terrível que consegue contrariar absolutamente todos os manuais possíveis sobre como noticiar suicídio ou tratar o assunto na ficção e recebe aqui a nota mínima possível da nossa escala e o selo de Livro Arrombado!

[Edit]: Em uma live recente o influencer Felipe Neto explicou que a intenção do post dele nunca foi criticar os leitores que gostaram do livro e sim pessoas que se dizem entendedoras de literatura e divulgam A Biblioteca da Meia Noite como alta literatura. Nesse ponto aí eu inclusive concordo com ele.

Sinopse Completa

Aos 35 anos, Nora Seed é uma mulher cheia de talentos e poucas conquistas. Arrependida das escolhas que fez no passado, ela vive se perguntando o que poderia ter acontecido caso tivesse vivido de maneira diferente. Após ser demitida e seu gato ser atropelado, Nora vê pouco sentido em sua existência e decide colocar um ponto final em tudo. Porém, quando se vê na Biblioteca da Meia-Noite, Nora ganha uma oportunidade única de viver todas as vidas que poderia ter vivido.

Neste lugar entre a vida e a morte, e graças à ajuda de uma velha amiga, Nora pode, finalmente, se mudar para a Austrália, reatar relacionamentos antigos – ou começar outros –, ser uma estrela do rock, uma glaciologista, uma nadadora olímpica… enfim, as opções são infinitas. Mas será que alguma dessas outras vidas é realmente melhor do que a que ela já tem?

Em A Biblioteca da Meia-Noite, Nora Seed se vê exatamente na situação pela qual todos gostaríamos de poder passar: voltar no tempo e desfazer algo de que nos arrependemos. Diante dessa possibilidade, Nora faz um mergulho interior viajando pelos livros da Biblioteca da Meia-Noite até entender o que é verdadeiramente importante na vida e o que faz, de fato, com que ela valha a pena ser vivida.

Tags : auto ajudabertrandfelipe netolivrosmatt haigresenha
victorogerio

The author victorogerio

Editor do Super Literário e Editor do Super Cast