close
Matérias e Artigos

Eventos [São Paulo] – Como foi a Flipop 2023? Pedro Rhuas, Paola Siviero e Fernanda Castro são destaque

A Flipop 2023 ocorreu no último final de semana, 28 e 29 de outubro. Agora em novo lugar, no Sesc Pinheiros, em São Paulo, pela primeira vez o evento foi totalmente gratuito. Criado em 2017 pela Editora Seguinte, com foco nos jovens leitores, o Festival de Literatura Pop debate temas como representatividade e leitura na adolescência, criando um espaço seguro e acolhedor para que leitores troquem experiências, descubram novas leituras e conheçam seus autores favoritos.

A programação foi bem variada entre bate papos, sessões de autógrafo e oficinas.

O autor Pedro Rhuas participou de um Talk Show apresentado por Tatiany Leite com o tema “Todo mundo curte histórias românticas”, ao lado de Arquelana, Babi Dewet, Bia Crespo, Cora Menestrelli. Como a literatura pop está repleta de histórias românticas inesquecíveis e plurais o bate papo tentou chegar numa conclusão do por que não resistimos a um bom romance.

Ele também participou de sessão de autógrafos com os fãs com seu lançamento mais recente O Mar Me levou a Você e ainda teve tempo para fazer um joguinho de doces ou travessuras com seus leitores.

Quem também foi destaque na programação foram as autoras Paola Siviero e Fernanda Castro que, ao lado de Alan de Sá e Gustavo Rosseb tentaram chegar uma conclusão de Para que serve a Literatura Fantástica. O bate papo buscou trazer luz se a Literatura Fantástica, mesmo podendo ser uma forma de criticar a nossa sociedade ou de imaginar futuros melhores, precisa necessariamente ter uma função, ou pode ser apenas um jeito de escapar da realidade. 

PEDRO RHUAS cresceu em cidades do interior do Rio Grande do Norte e do litoral do Ceará. Lançado em 2021 pela Editora Seguinte, seu romance de estreia, “Enquanto eu não te encontro”, tornou-se um best-seller instantâneo no Brasil, consolidando-o como uma das novas vozes da literatura jovem brasileira. Em 2023, ele foi além: integrou a coletânea “A gente se vê na Parada”, da HarperCollins Brasil, publicou a novela “O Universo sabe o que faz” e o seu novo romance, “O mar me levou a você”, que sai em setembro.

FERNANDA CASTRO se descreve como um “bicho de toca” bastante sociável quando está com seus leitores. Crescida no Recife, PE, a escritora é apaixonada por fantasia, já publicou obras como “O Fantasma de Cora” e “Lágrimas de Carne”. “Mariposa Vermelha” é seu livro mais recente. Hoje, além de autora, Fernanda faz também trabalhos de tradução e preparação de texto, que a aproximam ainda mais do mercado editorial.

PAOLA SIVIERO é escritora e roteirista. Nasceu em Belo Horizonte, cresceu em São José dos Campos e é nômade no plano real e imaginário. Seu primeiro livro, O auto da maga Josefa venceu, em 2019, o Prêmio Leblanc (melhor romance nacional de fantasia, ficção científica ou terror) e o Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica (melhor romance de fantasia), além de ter sido finalista do Prêmio Argos. Em 2019 e 2020, participou como co-apresentadora do podcast Curta Ficção, um dos principais programas de áudio brasileiros sobre escrita.

Tags : editora seguinteeventosflipop
victorogerio

The author victorogerio

Editor do Super Literário e Editor do Super Cast