close
FilmesResenhas

[Maratona Oscar] – Resenha – Pobres Criaturas

Pobres Criaturas usa tanto roteiro, quanto visual surtados para contar através de uma época vitoriana questões muito atuais. O filme tem totalmente a cara do Oscar, em especial dos últimos anos. Vale uma estatueta?

Trazida de volta a vida pelo Dr. Godwin Baxter, a jovem Bella Baxter deseja descobrir os prazeres da vida e do mundo. Livre de preconceitos e amarras, ela vai descobrir em uma longa viagem com um advogado metido a sedutor como a humanidade cria diversas amarras e culpas sobre o prazer e como uma mulher livre assusta os homens.

Pobres Criaturas é sem dúvidas uma loucura visual que brinda o espectador com boas atuações. Emma Stone realmente se destaca dando vida a jovem Bella Baxter: uma aparente mulher adulta comum, mas que na realidade é o cérebro de uma criança transplantado para o corpo de sua própria mãe suicida. A meticulosa experiência desenvolvida pela Dr. Godwin Baxter (Willen Dafoe) dá origem a uma nova pessoa que precisa iniciar seu aprendizado sobre o mundo do zero, mas de dentro de um corpo totalmente desenvolvido. Godwin tenta mantê-la escondida até a aparição de Duncan Wedderburn (Mark Ruffalo), um advogado canastrão que a seduz para levá-la a uma viagem pelo mundo.

Mesmo com boas atuações, é um pouco difícil vencer as 2h21min do longa. A ideia aparentemente revolucionária (e um tanto polêmica) abre margem para discutir diversas mazelas do nosso mundo atual e, á primeira vista parece ser instigadora. A viagem de Bella junta um pacote que a Academia adora indicar para premiações: visual parnasiano hiper colorido, diálogos extensos e filosóficos, tentativas de uma cinematografia diferenciada e uma discussão social a primeira vista bem profunda. Junta-se a uma carência de filmes que se arrisquem em em visuais inusitados e figurinos mais bufantes e temos o primeiros filme da nossa maratona do Oscar.

Mas em alguns momentos todas esses recursos acabam sendo mal utilizados de alguma forma. Seja em diálogos longos demais que parecem não chegar a lugar nenhum, seja por uma pretensa crítica feminista que tenta dar a entender que liberdade sexual é o caminho para tudo, seja ainda numa trilha sonora até bem inspirada, mas em vários momentos repetitiva quase ao nível de uma novela mexicana a experiência do filme por vezes acaba trazendo um certo cansaço. As lentes trocadas meio a esmo na tentativa de apresentar sentimentos dos personagens acaba não ajudando e em dados momentos causando apenas tontura nos espectadores mais sensíveis.

Yorgos Lanthimos não é exatamente novato quando se utiliza do diferente ou do estranho e O Lagosta (2015) é uma prova disso. Mas aqui a sensação real é quase de uma overdose: absolutamente tudo que poderia ser usado, foi usado e poderia ser genial, mas no conjunto da obra só ficou exagerado mesmo. Por vezes me lembrou o pretenciosíssimo Mãe! (2017) que traz uma história cheia de metáforas, mas uma superfície que simplesmente não faz sentido nenhum.

Que Pobre Criaturas tem ótimas atuações e ideias, não há o que negar, mas que por um certo exagero somado a uma certa pretensão em ser uma crítica social foda acaba ficando cansativo e meio brega.

Pobres Criaturas está disponível nos cinemas e foi indicado a 11 Óscars incluindo Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado.

Tags : adaptaçõesfilmesmelhor filmeoscar 2024
victorogerio

The author victorogerio

Editor do Super Literário e Editor do Super Cast