close
FilmesResenhas

[Maratona Oscar] – Resenha – Vidas Passadas

Drama coreano da A24 aposta nas relações humanas para mostrar que a realidade não é um filme. Será que a A24 garante mais uma estatueta?

Nora e Hae Sung, amigos de infância que foram separados por causa de uma mudança vão se reencontrar algumas vezes ao longo dos anos e cada um desses encontros vai marcá-los para sempre ao entenderem os pesos de suas escolhas e o peso delas no amor e seus destinos.

Vidas Passadas é aquele filme para você se reconectar a humanidade. Sem grandes cenários ou efeitos, sua genialidade vem acima de tudo da simplicidade. Nora e Hae Sung são um casal que se apaixonou ainda na infância, mas que passaram por uma separação após a família de Nora partir da Coreia para os EUA. Já adultos, eles se reencontram algumas vezes percebendo que o amor infantil ainda existe. Entretanto cada um tem sua própria vida e dilemas e o sentimento agora é confrontado por um problema até mais cruel: a vida real e o peso dos sonhos.

Não se engane: o filme tem pouquíssimos cenários, a trama gira em torno de basicamente três personagens e justamente isso é o mais genial pois o clima criado por Celine Song é justamente o que faz tudo se encaixar. Enquanto o tempo passa, as várias cenas reflexivas passam a sensação de que nada está acontecendo e você só está testemunhando as pessoas simplesmente existindo. Mas, quando se unem fotografia e trilha sonora afinadas ao extremo e ângulos de câmera muito bem aplicados, você organicamente percebe que tudo está acontecendo bem na sua frente.

Os diálogos também contribuem para a experiência. Extremamente afiados a ponto de em dado momento o personagem de John Magaro verbalizar exatamente algo que todo mundo estava pensando. Greta Lee e Teo Yoo (Nora e Hae Sung) também mostraram um afinamento muito bom trazendo ainda mais profundidade ao drama, mesmo em cenas em que eles estão apenas em comunicação via skype.

Do ponto de vista dramático Vidas Passadas não é nem de longe tão pesado quanto Parasita (2019), mas tem o que tudo o que é preciso pra repetir a dobradinha Melhor Filme/Melhor Filme Internacional.

Vidas Passadas está disponível nos cinemas e foi indicado a 2 Óscars incluindo Melhor Filme e Melhor Filme Internacional.

Tags : coreiafilmesmelhor filmeoscar 2024
victorogerio

The author victorogerio

Editor do Super Literário e Editor do Super Cast