close
FilmesResenhas

[Maratona Oscar] – Resenha – Zona de Interesse

O terror do holocausto se mescla a belíssimos takes de uma casa de campo ao lado de Auschwitz para mostrar os maiores monstros da humanidade são, sim, pessoas comuns.

Um casal feliz vive dramas diários e cotidianos ao lado de seus filhos numa bela casa, com um belo jardim e bem próximo a um rio. Expectativas sobre o trabalho do marido, sobre como a esposa cuida do lar onde moram e se dedicam ao crescimento das crianças pareceria a descrição de qualquer drama bucólico. Mas não, não é esse filme.

O pai da família é Rudolf Höss (Christian Friedel), oficial da Alemanha nazista e comandante do campo de Auschwitz que implementou diversos métodos de tortura e extermínio. Sua esposa Hedwig (Sandra Hüller) vive um drama familiar comum ao mesmo tempo em que passa os dias ouvindo gritos de pessoas torturadas. A casa que parece um paraíso primaveril é um anexo do campo de concentração.

Falar da agressividade da trama acaba sendo uma coisa óbvia. O filme é lindo. Jonathan Glazer utiliza muito a câmera parada para trazer muita realidade ao takes da família feliz tomando banho de rio ou das crianças brincando na piscina, ou ainda de Hedwig recebendo amigas para um café. Mas, ao mesmo tempio, Glazer nunca deixa você esquecer a brutalidade do cenário que está ali a volta. Toda vez que você pensa em ficar confortável apreciando a vista ou a fotografia você ouvirá um grito, ou verá a fumaça saindo das chaminés do campo de concentração, ou será levado a conhecer mais o “trabalho” de Rudolf.

É um filme dificílimo de vencer e chegar ao final simplesmente por como escancara a brutalidade desse período histórico e do personagem. Rudolf é um pai exemplar com os filhos, marido dedicado e justamente funciona a intenção de mostrar que o pior da humanidade não vem de pessoas ditas como “monstros”, mas de seres comuns. Ver um pai contando histórias para os filhos dormirem e logo em seguida ver o mesmo homem estudando projetos de uma câmara que mata mais pessoas de uma vez deixa qualquer humano normal no mínimo consternado.

Fica o alerta: Zona de Interesse é possivelmente o filme mais agressivo do Oscar 2024 e, justamente por isso e nos tempos atuais onde se banaliza tanto o nazismo, se torna uma trama tão necessária.

Zona de Interesse está disponível nos cinemas e foi indicado a 5 Óscars incluindo Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado.

Tags : adaptaçõeslançamentoslivrosmelhor filmeoscar 2024
victorogerio

The author victorogerio

Editor do Super Literário e Editor do Super Cast