close
Matérias e Artigos

[Materia Especial] – 10 nacionais para ler no Halloween.

31 de outubro, as bruxas estão soltas enquanto os santos estão ocupados preparando a grande festa do dia 1º de novembro (Dia de Todos os Santos). Nesse clima de terror e sobrenatural, nada como puxar algo novo da estante. Hoje vamos fugir um pouco de clichês clássicos como indicar Stephen King, Poe e Lovecraft e vamos trazer um lista com 8 livros nacionais para ler no Dia das Bruxas:

1 – Pactos de Família: Uma Novela de Horror (Andrei Simões)

Andrei Simões é especialista no terror que navega entre a ciência, o ocultismo e o realismo fantástico, já tendo publicado obras como Zon: O Rei do Nada, Tau: O Senhor da Putrefação e Luz: O Deus do Horror. Em Pactos de Família conhecemos Angelino, um autor em viagem que acaba por ser hospedar no hotel Princesa do Sertão onde irá vivenciar horrores sobrenaturais, mas acima de tudo, entender que as vezes existem coisas muito reais, bem mais assustadoras que qualquer pacto. Nesta novela de horror Pulp visceral, que compartilha da forte conexão cultural e espiritual norte-nordeste, mais especificamente em Belém e Petrolina, a realidade sobre hipocrisia da família tradicional brasileira será revelada;

Conheça mais sobre Andrei Simões nas redes sociais ou na nossa entrevista em podcast gravada com ele.

2 – Na Escuridão das Brenhas (Roberto Beltrão)

Roberto Beltrão já publicou várias obras, entre elas “Na Escuridão das Brenhas”, “Sete Assombrações em Retratos Falados”,  “Algumas Assombrações do Recife Velho” , “A Sinhá e o Diabo” , entre outros. Em Nas Escuridão das Brenhas, oito contos misturam Realismo Mágico e Literatura de Horror para especular: como pessoas comuns enfrentam criaturas espantosas do imaginário popular do interior de Pernambuco? Nas narrativas, que têm como cenários, estradas desertas, rios, fazendas, sítios e vilarejos, surgem monstros e seres fantasmagóricos para atormentar os viventes, ao transformar em ficção algumas das lendas mais espantosas do interior de Pernambuco

3 – Sete Assombrações em Retratos Falados

Também do autor Roberto Beltrão, o livro conta a história de um tempo em que aparições de fantasmas e outros acontecimentos sobrenaturais eram casos de polícia. Pesquisando sobre essas situações (tão absurdas, quando vistas por um olhar contemporâneo), o autor se deparou com o questionamento: como seria fazer um inquérito sobre uma determinada assombração a partir do depoimento da suposta vítima? Cada capítulo é um pequeno conto em forma de confissão, com o retrato falado e o resultado de um “inquérito”. Os contos que neste livro são peças de ficção – inventadas, porém “baseadas em fatos reais”, como se diz no cinema. A inspiração veio de declarações colhidas em pesquisas para o site “O Recife Assombrado” (orecifeassombrado.com).

Saiba mais sobre o autor em suas redes sociais.

4 – O Sibiliar de Outrora (Carol Façanha)

Carol Façanha é escritora e doutoranda de literatura de língua inglesa da UERJ, autora que recebeu o Prêmio Le Blanc, foi Finalista do Prêmio Odisseia Literatura Fantástica e semifinalista no Prêmio Aberst por seu primeiro romance, a distopia cyberpunk “Não Esqueça”. Em o Sibilar de Outrora conhecemos Crisálida, uma restauradora de vitrais, vive em um vilarejo de neblina tão densa quanto o preconceito que envolve as pessoas que vivem ali. Quando cai nos encantos de Gaston, um traiçoeiro coletor de impostos, descobre que essa relação custará mais do que poderia imaginar: sua honra. Rejeitada e exilada em plena véspera de Natal, Crisálida vaga a esmo a procura de abrigo. Desnorteada de fome, decide seguir o rastro de serpentes, a única presença familiar para ela. Atraída para um castelo tenebroso pela promessa do lar que lhe foi negado, fica aterrorizada por talvez ter mais semelhanças com o Monstro que ali se esconde do que está disposta a aceitar. “O Sibilar de Outrora” é uma Releitura Gótica Monster Love de “Bela e a Fera”, e também uma noveleta prequel do romance “A Hora da Serpente”.

Saiba mais sobre a autora nas redes sociais

5 – Mariposa Vermelha (Fernanda Castro)

Fernanda Castro é autora crescida no Recife, PE e também faz trabalhos de tradução e preparação de texto. Em a Mariposa Vermelha narra a história de Amarílis, uma jovem que, com a ajuda de um demônio, embarca em uma jornada para enfrentar o passado, descobrir a própria força e assumir sua verdadeira essência. Mariposa vermelha é uma fantasia apaixonante e empoderadora, permeada por monstros insólitos e corriqueiros, relações intensas e amores imprevisíveis. Na cidade de Fragária, sob o domínio da República, a magia é proibida, e Amarílis conhece como ninguém o perigo de quebrar as regras. 

6 – O Fantasma de Cora (Fernanda Castro)

Também de autoria de Fernanda Castro, um livro para os amantes de histórias de fantasmas, novelas, moda e literatura brasileira. Em Portomar, tudo que uma moça bem-educada e de saúde frágil pode querer é um casamento adequado. Esse é o sonho de Coralina: romântica, Mister Ícaro é a síntese das suas jovens ambições. Quando a garota morre, logo após a noite de núpcias, sua prima Francine – recém-chegada à capital, e ainda não totalmente aclimatada às regras daquela sociedade – decide descobrir os motivos por trás da morte de Cora, não importam as consequências.

Saiba mais sobre a autora em suas redes sociais.

7 – Marea Infinitus (Lis Vilas Boas)

Lis Vilas Boas, escritora de ficção especulativa da Agência Magh e oceanógrafa. A autora vem do interior do estado do Rio de Janeiro e vive entre mares reais e da ficção. Tem textos publicados em revistas de ficção especulativa brasileiras e estrangeiras, além de escrever na newsletter “20.000 Histórias Sumarinas” onde mistura escrita e oceanografia. “O Octoponi stenoidea é encontrado nas profundezas de Marea Infinitus, levado pelos esforços de colonização. Essa espécie tem uma habilidade única de mudar de cor de acordo com seu estado emocional, exibindo cores vibrantes e deslumbrantes. Possui uma cabeça grande e arredondada com oito braços ágeis e células especializadas chamadas cromatóforos, que permitem a mudança instantânea de cor. Essa habilidade é usada para comunicação, camuflagem e proteção. Esses polvos são animais solitários e noturnos, como eu, passando grande parte do tempo escondidos em fendas rochosas ou outras estruturas no fundo do oceano. São altamente inteligentes, mas não foi por isso que a escolhi. Não foi apenas para derrotar a IMD ou pelo sucesso do experimento. Foi porque pareceu certo.”

Saiba mais sobre a autora nas Redes Sociais

8 – O Dama do Abismo (Ariel Ayres)

Ariel Ayres Ariel traz uma experiência literária de horror que homenageia grandes nomes da Steam Age Gothic, especialmente Lovecraft, Irving e Hutcheson, misturando elementos cósmicos e ambientais em alto mar. O Dama do Abismo é uma lenda dos sete mares. Um navio de casco negro, de capitão desconhecido, que nunca atraca nas cidades e parece não ter tripulação. Uma embarcação que carrega em seu interior morte, peste, loucura, doenças e pesadelos, vinda dos confins de um submundo desconhecido até por Lúcifer. O presente perfeito para o temível pirata Barba Negra. Tomada por bravura ou ignorância, a contramestra de Barba Negra desbrava os becos mais sujos da Inglaterra, os bares mais imundos, ignorando avisos e bom-senso, para tomar o Dama do Abismo para seu senhor. Ela não deveria ter feito isso.

9 – A Observadora de Sombras (Maria Anna Martins)

Já pensou sobre o que a sua sombra come? Ou qual a razão dela desaparecer dentro de outra sombra? Camila não só pensou, como resolveu encontrar as respostas e registrar cada uma de suas observações em um caderninho amarelo. Inclusive, durante a pesquisa, a observadora ainda aprendeu algo sobre o Sr. Escuro. O que será que Camila escreveu?

O livro, escrito pela autora Maria Anna Martins e ilustrado pela artista Leticia Santiago, está disponível para todo Brasil pelo site da editora Flyve.

Saiba mais sobre a autora nas Redes Sociais

10 – Dois mortos e a Morte (Tanto Tupiassu)

Fernando Gurjão Sampaio também conhecido como Tanto Tupiassu, nasceu em 1978 em Belém do Pará, cidade onde vive e de onde não pretende sair. Seu primeiro livro, Ladir vai ao parque e outras histórias, foi premiado e publicado pela Fundação Cultural do Pará em 2018. Em Dois Mortos e a Morte, você vai viajar pela experiência da morte em vários olhares diferentes. Famoso por seus causos de assombrações e visagens, o autor traz nesta coletânea histórias que tratam do fim em suas diferentes facetas; seja como tragédia familiar, como última consequência de vidas sofridas ou como punição exercida por seres sobrenaturais.

Conheça mais sobre o autor nas redes ou na nossa entrevista em podcast.

Tags : horrorListasliteratura nacionallivrosterror
victorogerio

The author victorogerio

Editor do Super Literário e Editor do Super Cast